SALVAR

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A importância do planejamento


Definições:
Planejamento: ato ou efeito de planejar; serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes para alcançar um objetivo.

Planejar: elaborar o plano ou a planta de; projetar; organizar plano ou roteiro de; programar; ter a intenção de; tencionar.

Plano: superfície plana limitada que possibilita uma visão geral do todo;
projeto, esboço, desenho (de uma construção, um jardim, uma obra qualquer); por derivação: no sentido figurado, projeto ou programa elaborado que se destina a uma determinada finalidade; conjunto de medidas, de ordem organizacional, social, econômica etc., que visam a determinado objetivo.

Improviso: tudo aquilo que é feito ou dito sem preparação, sem ensaio prévio, sem planejamento. O improviso é irmão do risco.

Imediatismo: tendência para a simplificação na maneira de proceder, dispensando planos e rodeios; tendência a agir em função do que oferece vantagem imediata, sem considerar as consequências futuras.

Fundamentos para o planejar

1.      Planejar como um paradigma de governo
Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Lc 14:28
Eu planejo, eu faço, eu avalio. Este é um pensamento governamental.
Planejar à Realizar(executar)  à Avaliar
Este é um dos padrões de pensamento de Deus com os quais governa a sua criação. Este pensamento é muito claro desde a primeira semana. Temos na cultura brasileira um senso comum muito arraigado em ralação ao fazer as coisas de improviso e sempre procurando fazer a mais urgente. Tanto o planejamento das ações como a avaliação delas, são igualmente importantes no processo. Nenhuma destas etapas deve ser negligenciada, pois comprometem o todo na realização de um trabalho eficiente. Um trabalho somente é considerado eficiente, quando se cumpre estas etapas.
O planejamento por sua vez é essencial. É nele que poderemos ter a visão do todo, onde poderemos fazer e refazer, onde trabalhamos a imaginação e poderemos ver antecipadamente em nossa mente o que ainda não foi realizado, esta é uma faculdade elevada da mente que foi dada por Deus ao homem. Planejar está diretamente ligada a capacidade de imaginar. Quando planejamos temos a rica oportunidade de pensar antes o que vamos fazer e escolhermos o melhor caminho para alcançar o objetivo proposto. É aqui onde avaliamos os recursos que dispomos para a realização de um trabalho. É aqui onde poderemos perceber os possíveis fracassos e falhas. É aqui que poderemos consertar e aprender com os erros passados e alheios. É no planejamento que remimos o tempo e aproveitamos melhor os recursos. Sem planejamento corremos o risco do desperdício. Um bom planejamento não é a garantia do sucesso, porém é um excelente passo na direção dele.
Aplicando à educação,  estamos procurando desenvolver um padrão de pensamento em governo que se constitui a partir do paradigma do planejamento, da realização e da avaliação para todo o processo educativo e isto não apenas direcionado para os alunos. A escola inteira deve acontecer e ser sustentada a partir deste paradigma.
Somos movidos a este sentimento de realização e significado do que fazemos. Um bom planejamento promove melhor sentimento de realização pessoal e coletiva, pois nos possibilita a contemplação a percepção do que foi feito.
Quando não planejamos já nos é imposta uma grande dificuldade para uma boa avaliação. Comprometemos diretamente a avaliação quando não fizemos o planejamento, pois, o que vamos avaliar afinal? Quais os critérios serão observados? Ficará sempre vago se o objetivo final foi alcançado ou não e ainda, se o trabalho foi realizado da melhor maneira.

2.      Rompendo com o imediatismo e improviso
Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.
Salmos 90:12
Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria. Provérbios 21:5
Estas são duas características muito presentes na nossa cultura. Somos tentados por um lado a negligenciarmos o planejamento das nossas ações e procedermos sempre pela via do imediatismo e do improviso. Nos iludimos com a sensação de que não podemos parar para planejar e muito menos para avaliar. Temos sempre muito o que fazer e assim continuamos sempre neste ciclo imperfeição e baixa qualidade no que fazemos. Nos aparenta uma perda de tempo quando paramos para planejar. Também não há tempo para olhar para trás e repensar o que saiu errado, falhamos sempre até que nos acostumamos com dos erros, desperdícios e relaxamento. Uma compreensão correta do paradigma proposto nos afastará deste mal e nos fará ganhar tempo planejando e avaliando o que pretendemos fazer. Esta é uma maneira sábia e elevada de agir na vida.

3.      Equilíbrio entre o planejamento e dependência divina
Em sua presunção o ímpio não o busca; não há lugar para Deus em nenhum dos seus planos. Salmos 10:4
Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. Provérbios 16:3
Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. Provérbios 19:21
Aqui temos o equilíbrio entre a soberania de Deus e o planejar do homem. Não podemos prescindir do planejamentos por achar que Deus já tem o plano. Temos que fazer os nossos planos, mas considerar sempre o lugar de Deus neles. Quanto observamos no quadro abaixo a manifestação interna e externa deste princípio e os seus dois extremos, podemos concluir:

Princípio
Interno
Externo
Extremo 1
Equilíbrio
Extremo 1
Soberania Mt 8:5‐10  e II Tm 3:5

Poder
Forma
"Eu não planejo, tão
somente sou guiado pelo Espírito"
"Vou planejar meu dia, mas serei sensível à direção do Espírito"
"O Espírito de Deus
sempre trabalha
dentro de meu plano. Não gosto de mudanças"
Recorte do quadro apresentado no Parent Teacher Manual, Paul Jehle – Curso III da Aecep, pág 74.
O fluir do poder de Deus, na manisfetação da sua soberana vontade, autoridade e poder de gerar e promover vida somente pode acontecer quando existe uma forma por onde este poder possa fluir. Daí podemos concluir a importancia de planejarmos e estabelecermos esta forma(os nossos planos) por onde os benefícios deste poder vivificador possa escoar.
Quando Deus desejou abençoar todas as famílias da terra ele propôs um plano em aliança com Abraão. Esta seria uma forma por onde o seu poder pudesse fluir. Ele chamou Abraão, propõem a fundação de uma nação a partir dele, estabeleceu alianças, deu instruções, princípios até que a sua bênção pudesse chegar a cada família hoje.
Quando quiz abençoar os descendentes de Abraão com libertação da escravidão egípcia, ele propõem novamente um plano por onde foi possível diversas manifestações do seu poder em favor do povo. Foi necessário criar uma forma por onde poderia fluir o seu poder redentor e libertador. Esta forma é o plano mediante a sua execussão. Quando Moisés entendeu o plano e os seus objetivos e se lançou na tarefa de realizá-lo, pode então ver as muitas ações do poder de Deus fluindo em favor do povo.
Quando desejamos a bênção de Deus para uma obra, devemos nos lançar primeiramente a elaborar um plano entendendo que através dele o poder de Deus poderá fluir e agir em favor da consecusão dos objetivos estabelecidos. "Me preparei e algum dia terei a minha oportunidade." Abraham Lincoln
Conclusão:
Assim, podemos perceber que o planejar é uma grande virtude a ser desenvolvida.  É sábio aquele que planeja. Precisamos mudar esta cultura do imediatismo e do improviso reinante no nosso país. Este pensamento gera desperdícios, obras pela metade, falta de objetividade, baixa produtividade, baixa qualidade, imprevisibilidade e tantos outros problemas. Precisamos urgentemente cultivar uma cultura do planejamento para crescermos na nossa qualidade educacional. Educação é processual e portanto é imperativo um planejamento. A educação também propaga a filosofia de vida da próxima geração, portanto a cultura do planejamento e da avaliação deve ser cultivada nas salas de aula hoje para que amanhã colhamos frutos de uma sociedade mais eficiente, pronta a entender e cooperar para o cumprimento dos planos elevados de Deus para redenção do homem.
Rubens Cartaxo

2 comentários:

  1. Ótimo artigo!
    Parabéns Rubens!
    Já estou repassando para minha equipe!
    Alexandra Guerra.

    ResponderExcluir
  2. Rubens, quero parabeniza-lo pelo texto.
    Minha oração, 'ração', e ação são para que possamos ver essa mudança ainda em nossa geração.

    ResponderExcluir